1 robalo ou uma dourada, com cerca de 800g
2 ou 3 pacotes de sal grosso
Ramos de ervas aromáticas variadas (manjericão, salsa, coentros, etc.)
Papel de alumínio
1. O peixe não precisa de grandes cuidados. Coloque o peixe já amanhado (solicite-o aquando da compra) sobre um prato limpo, e encha a barriga com os ramos de ervas aromáticas variadas até tapar completamente a barriga. Dessa maneira o sal, não irá entrar no peixe, e as ervas vão-lhe dar um sabor especial.
2. Escolha uma travessa grande que possa ir ao forno, e onde caiba o peixe que comprou. Forre-a com papel de alumínio.
3. Coloque um pacote de sal a cobrir toda a base da travessa. Se necessitar coloque mais sal, pois não há problemas de excesso, ou qualquer risco do peixe ficar salgado.
4. Coloque o peixe ao centro da travessa, por cima do sal. De seguida, pegue noutro pacote de sal e verta-o sobre o peixe, tapando-o completamente. É conveniente que fique uma película de 1 centímetro de sal sobre o peixe, para o cozinhar bem. Mas não se preocupe com este pormenor, pois ao ir ao forno, o peixe ficará sempre bem cozinhado e apetitoso.
Pode salpicar o sal, com gotas de água, o que ajudará a cristalizar o sal e fazer uma película mais compacta.
5. Agora que já tem o peixe, completamente envolvido em sal, coloque a travessa no centro do forno e deixe-o a cozinhar em temperatura máxima, durante 20 minutos.
Depois deste tempo, desligue o forno e deixe ficar o peixe mais 15 minutos, a cozinhar no calor remanescente.
6. Passado este tempo, retire a travessa do forno e coloque-a sobre uma bancada segura, pois vai iniciar uma operação cirúrgica delicada: tirar o peixe do sal.
7. A forma mais fácil é esta: escolha uma faca normal e bata ligeiramente no sal. Este irá partindo-se e saindo por lascas. Vá retirando o execesso de sal, aos poucos até tirar toda a cobertura de sal do peixe.
De seguida, com cuidado, só tem que "levantar " o peixe com uma espátula larga, para não o partir e colocá-lo sobre uma travessa limpa.
Em alternativa, há quem goste de servir o peixe ainda na travessa de sal, mas tem que ter cuidado para não o salgar, evitando que partes de sal caiam sobre o peixe.
8. Pode acompanhar com uma salada de alface e rucúla temperada com azeite e limão.