Peneire a farinha para dentro de um alguidar com um pouco de sal fino e faça uma cova para onde deverá verter 0,5 dl de água tépida, onde diluiu o fermento de padeiro. Envolva aos poucos a farinha, sempre a partir do centro, onde deverá abrir os ovos, um a um, depois de os ter colocado com casca, durante alguns minutos, numa tigela com água morna, mas não quente.
Derreta as gorduras todas em lume brando, juntando-se à massa, em seguida. Trabalhe a mesma, adicionando a água necessária para obter uma massa fina.
Continue a bater com as duas mãos até se desprender do alguidar, estando a mesma pronta quando a massa formar bolhas à superfície. Tape-a com um pano após polvilhar a superfície com farinha e envolva o alguidar num cobertor para que a massa levede cerca de duas horas. O local onde se coloca o alguidar deverá ser tépido e, ao mesmo tempo, deverá receber uma certa quantidade de calor, ainda que de forma indirecta.
Após a massa lêveda ter o dobro do volume e aparentar ter um aspecto rendado, unte, com banha, um tabuleiro rectangular com bordos que não devem exceder 8 cm de altura e corte o chouriço e o salpicão às rodelas, tal como o presunto às tiras.
Divida a massa em três partes, por forma a uma delas ser um pouco maior, e estenda esta última parte no fundo do tabuleiro, cobrindo também as bordas. Disponha metade das carnes e da salsa, cubra com uma das partes da massa e deite-lhe as carnes sobejantes. Tape tudo com a massa que sobrou e una os bordos a esta camada final, deixando a massa levedar de novo até aparecerem bolhas à superfície.
Pincele, então, o folar com uma gema de ovo e leve a cozer em forno bem quente, durante cerca de 45 minutos.