Pré-visualizar:
 
 
  Formate aqui a página de impressão  
       
  Mostrar nome do cozinheiro  
  Mostrar foto  
  Mostrar opiniões  
  Mostrar notas e rascunhos  
       
  Alterar nome da receita:
 
     
       
  Imprimir apenas os ingredientes  
   
 
 
       
     


 
 
 

Açorda Alentejana com pescada (por Henrique Sá Pessoa)

Doses:
2
Tempo:
0 min
Preparação:
Lume
Dificuldade:
Médio
 
 
  Receita publicada por
chefinho
******
[Petiscólico]

 
         

Foto publicada por: chefinho

Ingredientes:
Ingredientes

. 1 posta de (congelada) Pescada
. 2 Ovos
. 6 fatias de (alentejano) Pão
. 2 molho de (poejo) Ervas Aromáticas
. 2 molho de (coentros) Ervas Aromáticas
. 1 (picado) Alho
. 1 Cebola
. 1 Alho Francês
. 2 dentes de Alho
. 1 folha de Louro
. q.b. Água
. q.b. Azeite
 
Preparação:
Prepare o caldo de legumes num tacho com cenoura, cebola, alho francês, alho, louro, água, tempere com sal e deixe a ferver durante 20 a 25 minutos.

Adicione um ramo de poejos e um ramo de coentros no final e coloque a pescada já descongelada a cozer por 10 minutos. [Segredo do Chef] Deixe cozer o peixe a uma temperatura baixa, para a pele não quebrar. Escorra-o deixando metade dos legumes do caldo com a pescada e os restantes com a água no tacho.

Aqueça de novo o caldo para escalfar o ovo. [Segredo do Chef] Antes de colocar o ovo no centro do tacho, adicione um pouco de vinagre e vinho branco para ajudá-lo a coagular.

Corte três fatias de pão bem fininhas. [Observação do Chef] O pão deve ter dois a três dias. Coloque-as num prato e regue com um fio de azeite. Coloque o ovo escalfado por cima e a pescada em lascas. [Observação do Chef] As lascas da pescada são fáceis de separar só com um garfo.

Azeite Aromatizado

Pique com uma faca os coentros e os poejos. [Sugestão do Chef] Também pode usar um almofariz em vez de picar as ervas aromáticas. Coloque os coentros e os poejos numa taça, junte um alho muito picado, 3 colheres de sopa de azeite, um pouco de sal e misture bem. Por fim, adicione ao caldo aquecido.

Deite uma boa quantidade de caldo por cima de todos os ingredientes da açorda.


Todos os direitos reservados - 2020 Petiscos.com
Receita impressa em 2020.01.24
 
   
 
 
 
opiniões
 

boa tarde como alentejano que me preso de ser gostaria de saber de que zone é essa açorda com caldo de alho françes e cenoura e louro poejos juntos picados e não pizados pois com 60 de alentejano e umilde que nós somos essa açorda deve de ser a moda de lisboa para que deitar vinagre na agua do ovo se a propria água servia para as soupas peço desculpa pela minha opinião mas como chefe de cozinharegional aletejana me sinto mal quando vejo estas coisas escritas mais um vez peço desculpa pela minha falta de egnorancia
Comentado em 09/04/2012
por bauto silvestre
 
     
 
 
 
 
notas&rascunhos