Pré-visualizar:
 
 
  Formate aqui a página de impressão  
       
  Mostrar nome do cozinheiro  
  Mostrar foto  
  Mostrar opiniões  
  Mostrar notas e rascunhos  
       
  Alterar nome da receita:
 
     
       
  Imprimir apenas os ingredientes  
   
 
 
       
     


 
 
 

Doughnuts de batata (Mafalda Pinto Leite)

Doses:
36
Tempo:
0 min
Preparação:
-
Dificuldade:
Médio
 
 
  Receita publicada por
chefinho
******
[Petiscólico]

 
         

Foto publicada por: chefinho

Ingredientes:
(Para 3 dúzias)

230g de batatas para Cozer, descascadas e cortadas ás fatias
¼ Chávena de água morna, mais 6 colheres de sopa de água
1 Colher de sopa de fermento, fermipan
1 Chávena de leite, fervido
¼ Chávena de manteiga
¾ Chávena de açúcar
1 Colher de chá de sal fino
2 Ovos grandes, levemente batidos
5 Chávenas de farinha sem fermento, extra se necessitar
2 Litros de óleo vegetal, mais para a tigela
4 Chávenas de açúcar cristalizado
1 Colher de chá de essência de baunilha
½ Colher de chá de canela em pó (opcional)
 
Preparação:
1. Prepare 2 tabuleiros de ir ao forno com papel vegetal. Coloque as batatas numa panela pequena e cubra com água, leve ao lume alto e deixe ferver. Cozinhe até estarem moles, por volta de 15 minutos. Retire do lume e escorra. Passe as batatas por um passe-vite para dentro de uma tigela média, reserve.

2. Coloque ¼ de chávena de água morna numa tigela pequena, polvilhe com o fermento, misture cuidadosamente, deixe descansar até ficar cremoso, 5 a 10 minutos. Coloque o leite, manteiga, ¼ chávena de açúcar e sal na tigela da batedeira. Use a opção de pá, e bata até estar bem misturado. Deixe a mistura arrefecer até ficar morno. Junte a mistura de fermento, as batatas e ovos, bata até misturar. Retire a opção de pá e coloque a de pão (gancho). Adicione 5 chávenas de farinha, e misture em velocidade média-baixa até estar incorporado, adicione mais farinha se necessário, até formar uma massa macia e elástica, por volta de 5 minutos. Transfira a massa para uma tigela grande, untada com óleo vegetal; tape. Deixe descansar num lugar quente até a massa ter crescido o dobro do tamanho, por volta de 1 hora.

3. Transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha. Use um cortador de bolachas grande e outro pequeno para cortar a massa com o formato típico dos doughnuts, vá colocando nos tabuleiros preparados. Tape com papel aderente untado com óleo vegetal. Deixe ficar num lugar quente até os doughnuts terem crescido um terço do tamanho, por volta de 30 minutos.

4. Numa tigela média misture o açúcar, baunilha e as restantes 6 colheres de sopa de água, mexa até obter uma mistura cremosa, reserve. Noutra tigela média misture a restante ½ chávena de açúcar e a canela (opcional), reserve.

5. Numa panela grande, mas baixa, aqueça o óleo a temperatura média. Quando estiver quente deite cuidadosamente os doughnuts lá dentro, deixe fritar até ficarem dourados. Frite os doughnuts aos poucos, não encha a panela demais, dê-lhes espaço para ficarem bem fritos. Demoram por volta de 1 a 2 minutos de cada lado. Transfira para cima de vários papéis de cozinha absorventes para escorrer. Coloque os doughnuts secos em cima de uma grade própria de arrefecer colocada em cima de um tabuleiro. Molhe metade dos doughnuts na cobertura de açúcar liquida, e volte a colocar na grade para secarem. Passe os restantes doughnuts na mistura de açúcar e canela (opcional) até estarem bem cobertos.

Todos os direitos reservados - 2019 Petiscos.com
Receita impressa em 2019.08.24
 
   
 
 
 
opiniões
 

Esta receita não tem opiniões.
 
     
 
 
 
 
notas&rascunhos