Pré-visualizar:
 
 
  Formate aqui a página de impressão  
       
  Mostrar nome do cozinheiro  
  Mostrar foto  
  Mostrar opiniões  
  Mostrar notas e rascunhos  
       
  Alterar nome da receita:
 
     
       
  Imprimir apenas os ingredientes  
   
 
 
       
     


 
 
 

Bolo Arco Íris

Doses:
0
Tempo:
0 min
Preparação:
Forno
Dificuldade:
Médio
 
 
  Receita publicada por
Inês Barreira
*
[Cozinheiro de Microondas]

 
         

Foto publicada por: Inês Barreira

Ingredientes:
Materiais que você vai precisar:

4 tigelas
1 colher de pau
Colheres (algumas)
1 batedeira
1 forma de assar

Ingredientes necessários:

1 xícara de manteiga
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
4 ovos separados (em temperatura ambiente)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sobremesa de leite
2 colheres de chá de essência de baunilha
Corantes para fins alimentares (pode ser das cores que você quiser e quantos quiser!)
 
Preparação:
. Partindo para o bolo, a primeira coisa a ser feita é misturar toda a manteiga com todo o açúcar. A dica pra esse passo é deixar a manteiga fora da geladeira por um certo tempo, pra que ela fique mais cremosa e mais fácil de se misturar com o açúcar. Mexa bem até que tudo forma uma massa cremosa só.
Depois, acrescente as gemas uma a uma e misture para que elas se juntem ao restante da massa. Lembre-se: coloque uma gema, misture, coloque outra, misture, e assim por diante.
Com todos as gemas misturadas, pegue as claras e bata para que elas fiquem em neve. Eu sempre bato as claras com o auxílio do mixer (ou da batedeira) porque vai mais rápido e os picos ficam mais duros. Coloque a clara em neve na massa e mexa de forma mais delicada, sempre de baixo para cima, até que tudo se misture e a massa fique um pouco mais líquida e brilhante.
Com tudo misturado, é hora de acrescentar a farinha. Despeje tudo no recipiente e misture bem até que tudo esteja homogêneo na massa. Aproveite e acrescente a colher de fermento em pó.
A massa do bolo 1, 2, 3, 4 está pronta. Se você estiver com vontade de fazer um bolo comum, pare por aqui, coloque pra assar e pronto. Mas, para os interessados num bolo arco íris, ainda temos alguns passos pela frente. Acrescente na massa a essência de baunilha e a colher de leite e misture bem. Repare que o cheio já fica mais gostoso e a cor da massa não é alterada, o que é importante levando em consideração que ela deverá ficar de quatro (ou mais) cores diferentes.
Com tudo pronto, divida a massa em quatro (ou mais – dependendo da quantidade de cores que você resolveu fazer) recipientes diferentes em quantidades semelhantes. Evite deixar muita massa em um e pouca em outro, quanto mais parecidas as partes estiverem, melhor!
Agora começa a parte divertida! Pegue os corantes que você escolheu e jogue cada um em seu respectivo pote. Lembre-se: você deve ter comprado corante para fins alimentícios, afinal, não queremos ninguém tendo infecção alimentar depois de comer uma receita minha!
Misture tudo até que a massa fique completamente da cor do seu corante. Se ela ficar um pouco mais clara do que você desejava, não se preocupe, na hora de assar ela dá uma escurecida!
Depois da parte divertida, vem a mais complicada. Como eu disse, minha receita é um pouco diferente das que se encontra em outros sites nas internet, por isso ela dá um pouco mais de trabalho, mas garanto que no final vale a pena! A primeira coisa a se fazer é ligar o forno e deixar ele aquecendo enquanto montamos nosso bolo. Depois, unte uma forma com manteiga e farinha.
Com a forma untada, pegue a cor que você deseja que fique no centro do bolo. Despeje tudo no centro de forma e evite que ela se espalhe muito. Depois, escolha a segunda cor e vá ajeitando ela com uma colher de sobremesa ao redor da cor central. Sei que parece confuso.
Faça a mesma coisa com as outras partes de massa. Caso você ache que não vai caber todas as camadas que você separou, coloque anéis mais finos em volta da massa central e, depois de preenchidas todas as camadas de forma, pegue o que sobrou de cada cor e vá colocando em cima.
Com o bolo montado, coloque no forno, que já está pré-aquecido, e espere uns 40 minutos antes de abrir a porta dele. Se ficar muito curioso, olhe apenas através do vidro com a luz de forno acesa, caso contrário, seu bolo ficará meio borrachudo!
Quando você notar que a parte superior do bolo está com uma aparência mais seca, faça o teste do palito: fure a massa com um palito de dente e, se ele sair limpo, significa que seu bolo está pronto! Importante: não faça o testo do palito e nem abra o forno antes de completar 40 minutos assando!
Espere esfriar, desenforme e já pode servir!



Todos os direitos reservados - 2020 Petiscos.com
Receita impressa em 2020.03.29
 
   
 
 
 
opiniões
 

Esta receita não tem opiniões.
 
     
 
 
 
 
notas&rascunhos