Pré-visualizar:
 
 
  Formate aqui a página de impressão  
       
  Mostrar nome do cozinheiro  
  Mostrar foto  
  Mostrar opiniões  
  Mostrar notas e rascunhos  
       
  Alterar nome da receita:
 
     
       
  Imprimir apenas os ingredientes  
   
 
 
       
     


 
 
 

Surubim com creme de coco

Doses:
4
Tempo:
50 min
Preparação:
Lume
Dificuldade:
Médio
 
 
  Receita publicada por
Roberto César
*
[Cozinheiro de Microondas]

 
         

Foto publicada por: Roberto César

Ingredientes:
4 filés de surubim com a pele
4 folhas grandes de acelga
sal e pimenta-do-reino em pó a gosto
1 litro de caldo de peixe

Creme de coco:
1/2 cebola média ralada
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de gengibre em pó
1/2 xícara (chá) de leite de coco
3 colheres (chá) de coco ralado
sal a gosto
fitas de coco para decorar
 
Preparação:
Lave o peixe, tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve. Escalde a folhas de acelga numa panela com 2 litros de água fervente por 1 minuto, ou até ficarem macias. Retire do fogo, escorra a água e abra as folhas de acelga numa superfície lisa. Sobre cada folha, coloque um filé de surubim e embrulhe-o, fazendo um pacote.

Leve ao fogo uma panela com o caldo e os pacotes de peixe por 15 minutos, ou até o peixe ficar macio. Retire do fogo e reserve o peixe e o caldo.

Creme de coco:
Numa panela refogue a cebola na manteiga, mexendo de vez em quando, por 3 minutos, ou até a cebola ficar transparente. Polvilhe a farinha de trigo misturada com o gengibre e doure, sem parar de mexer. Junte, aos poucos, e sem parar de mexer, 2 xícaras (chá) do caldo de peixe reservado. Adicione o leite de coco, o coco e o sal e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 12 minutos, ou até encorpar um pouco. Não deve ficar um creme muito espesso. Acerte o sal e retire do fogo. Reserve.

Forre os pratos com o creme de coco e coloque no centro o pacote de peixe. Abra os pacotes e coloque mais creme sobre os peixes. Decore com as fitas de coco.

Dicas:
Caldo de peixe: lave as espinhas e as cabeças do peixe (elimime as guelras), que devem pesar em torno de 1 kg no total. Parta as espinhas do peixe em vários locais (para liberar a gelatina). Coloque-as numa tigela com as cabeças e cubra com água gelada. Deixe na geladeira por 3 horas, trocando a água a cada 30 minutos. Retire a tigela da geladeira, escorra a água e coloque a carcaça em uma panela. Junte 1 litro de água fria, 1/2 litro de vinho branco (opcional), 2 cebolas médias em rodelas e 1 maço de ervas frescas amarradas. Se necessário, adicione mais água, até cobrir os ingredientes. Leve para cozinhar e, assim que ferver, reduza o fogo. Deixe por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do fogo e coe o caldo em uma peneira de malha fina ou com um pano.

Foto da Revista Menu.

Todos os direitos reservados - 2019 Petiscos.com
Receita impressa em 2019.08.25
 
   
 
 
 
opiniões
 

Esta receita não tem opiniões.
 
     
 
 
 
 
notas&rascunhos