A maioria das rosas são comestíveis, o seu sabor é muito diferente e reconhecível, e podem ser usadas como um complemento delicioso de vários pratos.
A cor das pétalas normalmente passará para a geleia, pode usar uma cor ou várias, os resultados nunca são iguais conferindo a cada geleia uma cor única e autêntica.
Rosas vermelhas e com perfume forte são frequentemente escolhidas para geleia, as variedades mais escolhidas são: “parfum de l’Haye”, “Caprice de Meilland” ou ainda “Baron Girond de l’Ain” que mantêem o aroma depois de feita a geleia.
As pétalas devem ser tiradas do botão e a parte de baixo (branca) deve ser cortada, porque senão a geleia fica com um gosto amargo.
Cortar a parte branca das pétalas, o melhor será arrancar todas de uma vez e cortar a parte de baixo com uma tesoura. Colocar dentro de água e lavar em várias vezes, para retirar impurezas.
Num recipiente juntar as pétalas, o açúcar e o sumo de limão. Deixar repousar cerca de meia hora a uma hora. Eu coloquei as cascas de limão também para conferir mais sabor.
Levar a cozinhar em lume brando, quando as pétalas começaram a perder a cor retirá-las e ir mexendo.
Deixe ferver durante meia hora em lume brando e depois tirar um pouco para um prato para verificar a consistência. A minha geleia demorou cerca de 1h a fazer, sempre em lume brando.
Eu confesso que não é uma das minhas favoritas, mas a cor ficou espectacular, o sabor um pouco amargo, cítrico, isto porque deveria ter cortado mais a parte branca do fundo das rosas.
Fonte: Blog Aromas de Cor