Limpem o pato de gorduras desnecessárias, cortem-no em 8 pedaços e coloquem numa panela, adicionem a folha de louro, a salsa, o alho francês, lavado e cortado ao meio, a cenoura cortada em pedaços grandes, meio chouriço e cubram com água, levem ao lume tapado e deixem cozer cerca de 1 hora, ou até verem que a carne solta dos ossos.
Coem o caldo e reservem.
Desfiem o pato em pedaços grandes e cortem o chouriço que foi cozido com o pato em pedaços pequenos, reservem.
Numa panela coloquem a cebola e o dente de alho picadinhos adicionem o azeite e deixem refogar um pouco, adicionem o chouriço e o pato e deixem refogar um pouco. Acrescentem o vinho e deixem ferver para evaporar o álcool, adicionem o arroz e 4 chávenas de caldo de cozedura do pato, eu retiro sempre um pouco da gordura, pois não gosto do arroz demasiado gorduroso. Se não tiverem caldo suficiente acrescentem água. Temperem com sal e pimenta, mexam e quando começar a ferver tapem e deixem cozer em lume brando por 10 minutos. Desliguem e deixem tapado até toda a água ter evaporado.
Coloquem numa terrina que possa ir ao forno, adicionem o restante chouriço cortado às rodelas e sem pele, por cima e levem ao forno, eu uso o grill porque é mais rápido. Se não tiverem grill levem ao forno a 220 graus até tostar