Socar o alho com sal, misturar manjerona, pimenta, molho inglês, mostarda, louro e passar ao redor do peito do peru. Regar com o champanhe ou vinho e deixar marinar durante a noite.
No dia seguinte, retirar da marinada e coar o líquido. Colocar o peito de peru numa panela com a cenoura, o salsão, o caldo de galinha dissolvido na água, o tomate, a cebola picada e o líquido da marinada. Cozinhar em fogo médio durante 1 hora. Coar o líquido e reservar.
Pôr o peito de peru em uma assadeira forrada com papel alumínio, passar manteiga e cobrir com as fatias de bacon, fechando o papel. Levar ao forno quente por mais 1 hora, ou pouco mais, até ficar bem macio. Retirar do forno, cortar em fatias e servir com molho de conhaque.
Molho de Conhaque:
Ferver os damascos com água até amaciar. Reservar.
Descascar as maçãs, cortar em cubos e levar o fogo com o gengibre e o caldo do peru. Quando estiverem macias, retirar do fogo e passar no liquidificador. Cortar as amêndoas em lâminas finas e dourar na manteiga. Retirar as amêndoas e refogar o cogumelo picado na mesma gordura. Apagar o fogo e polvilhar a farinha sobre o cogumelo. Juntar o sal e o leite frio, mexendo bem para dissolver a farinha. Voltar ao fogo sem parar de mexer até engrossar. Colocar o conhaque e o vinho do Porto. Misturar as maçãs e as amêndoas, incorporando bem.
Arrumar o peito fatiado em uma travessa, rodeado de damascos. Cobrir com o molho e servir.