Colocar o queijo feta numa taça e esmagá-lo com um garfo. Adicionar o queijo gruyère ralado, os ovos batidos e a pimenta moída, e envolver todos os ingredientes.
Cortar as folhas de massa filo em metades (em largura). As folhas que não estão a ser usadas cobrir com um pano húmido para que não sequem. Colocar uma metade de uma folha de massa (em comprimento) na superfície em que se vai trabalhar. Pincelar com o azeite e a margarina derretida, previamente misturados, e de seguida dobrar a folha em 3 partes (em comprimento). Volar a pincelar com o azeite e a margarina.
Deitar uma porção do recheio no canto da tira de massa. Dobrar este canto sobre o recheio, até chegar ao outro canto de massa, de maneira a formar um triângulo. Continuar a dobrar até o recheio estar fechado e chegar ao fim da tira de massa. Repetir o mesmo processo com o recheio e as folhas de massa que sobrarem.
Colocar os triângulos num tabuleiro revestido a papel vegetal ou levemente engordurado, e pincelá-los com a mistura de azeite e margarina. Levá-los ao forno previamente aquecido durante cerca de 20 minutos ou até ficarem estaladiços.
Dicas/Notas:
Estes pastéis podem facilmente adaptar-se ao nosso gosto, variando e experimentando diferentes recheios.
Um exemplo: usar queijo ricota em vez do queijo gruyère e adicionar ervas aromáticas frescas bem picadas - salsa, hortelã ou tomilho são boas opções.