MARINADA Em um alguidar colocar as bifanas e temperar com sal, o colorau e o piri-piri, regar com o vinho e mexer tudo muito bem, deixar a marinar por +/- 60 minutos, em local fresco.
MOLHO ( para cozedura das bifanas) Colocar uma panela em lume médio, deitar o azeite, o óleo deixar e colocar a banha de porco deixar aquecer até que a banda derreta por completo, juntar a cebola e o alho, deixar refogar sem alourar.
Juntar o concentrado de tomate, a mostarda, os caldos knorr, o molho inglês o louro, mexer um pouco e deixar refogar por 15 minutos.
Juntar a cerveja, o Whisky, o Vinho do Porto, os cravinhos da Índia, as ervas de province e o cominhos mexer e deixar cozer por 30 minutos.
Com a varinha magica triturar tudo muito bem, retificar os temperos, juntar a agua e deixar levantar fervura.
Colocar as bifanas pouco a pouco para que fiquem bem separadas, juntar também o molho da marinada, espermer meio limão e colocar a outra metade junto, deixar cozer no minimo 30 minutos, mexer de vez em quando Dica do chef, 2 bijos e 200 gramas de bifana por pessoa Sugestão do Chefe, Cortar o pão na horizontal e colocar as bifanas no meio e mergulhar um pouco o pão no molho, colocar um pouco de mostarda. BOM APETITE para esta iguaria do Norte de Portugal Receita do Chefe Paulo Cruz de Amarante
Fonte: Receitas de Paulo Cruz e mãe Soledade