Lave as postas de atum sob água corrente e seque com toalha de papel. Corte-as em tiras de 3 cm x 10 cm e coloque numa tigela. Junte o gersal e o gengibre em pó e mexa, cuidadosamente, com uma espátula (pão-duro) por 1 minuto, ou até o peixe ficar totalmente envolvido no tempero. Reserve.
Lave os cogumelos, seque com toalha de papel e retire a parte mais dura dos pedúnculos. Corte os shiitakes em tiras e separe os shimejis. Leve ao fogo uma frigideira funda ou uma wok com o óleo de gergelim até aquecer. Junte o atum e frite, salteando de vez em quando, por 4 minutos, ou até dourar a superfície. Faça este procedimento bem rapidamente, para o atum ficar vermelho por dentro. Retire o atum e reserve.
Na mesma frigideira, acrescente o shiitake e o shimeji e refogue, salteando de vez em quando, por mais 3 minutos, ou até ficarem macios. Adicione o missô e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Junte o nirá, o peixe e acerte o sal, se necessário. Deixe por mais 2 minutos, retire do fogo e sirva.
Dicas:
Saltear é um processo rápido que consiste em frigir os alimentos em óleo, azeite de oliva ou manteiga, sacudindo a frigideira de vez em quando durante o cozimento.
Foto da Revista Água na Boca.