Em uma tigela refratária, coloque a gelatina, adicione 4 colheres (sopa) de água e deixe hidratar por 4 minutos. Em seguida, leve ao fogo em banho-maria até dissolver. Retire do fogo e reserve.
Leve ao fogo uma panela com as flores de hibisco e 2 xícaras (chá) de água. Deixe ferver por 8 minutos, ou até obter um chá de cor bem forte. Retire do fogo, tampe a panela e deixe repousar por 10 minutos.
Em seguida, coe o chá em uma peneira, espremendo bem as flores para atrair o máximo de líquido. Junte ao chá a gelatina dissolvida, a pimenta caiena e mexa até obter uma mistura homogênea. Umedeça com água dois recipientes, com capacidade para 300 ml cada um, e despeje a mistura.
Disponha as fatias de salmão e cubra os recipientes com filme plástico. Leve à geladeira por 2 horas, ou até a gelatina ficar firme.
Creme:
Coloque as ervas em uma tigela, junte o mascarpone e o sal e misture delicadamente com uma colher até obter um creme homogêneo. Cubra com o filme plástico e coloque na geladeira até o momento de servir. No momento de servir, espalhe o mascarpone em dois pratos e desenforme a gelatina por cima. Decore com tiras de salmão defumado e endro.
Dicas:
Quais são as flores comestíveis
Cuidado! Algumas flores podem ser tóxicas. As comestíveis são: rosa, amor-perfeito, calêndula, begônia, borage, crisântemo, tulipa, lírio, gerânio, alfazema, lilac, nasturtium, cravina e violeta. Compre sempre nos supermercados, na seção de saladas, e nunca consuma flores de floricultura ou do seu jardim, a não ser que sejam cultivadas sem agrotóxicos ou pesticidas.
Foto da Revista Água na Boca.