Limpe a couve-flor, elimine os talos mais duros (reserve-os) e pique o restante, as flores e os talos mais macios, em pedaços pequenos.
Coloque numa panela com 1 litro de água fervente e o sal. Tampe, leve ao fogo e cozinhe por 10 minutos, ou até a couve-flor ficar "al dente". Retire do fogo, escorra a água, passe a couve-flor em água fria e escorra novamente.
Numa tigela refratária, coloque 5 colheres (sopa) de água fria, polvilhe a gelatina e deixe hidratar por 5 minutos. Em seguida, leve a gelatina ao fogo, em banho-maria, por 5 minutos, ou até dissolver. Retire do fogo e reserve.
Leve ao fogo uma panela com a cebola e o caldo de legumes e cozinhe por 5 minutos, ou até o volume reduzir pela metade e a cebola ficar macia.
Retire do fogo, transfira a mistura para o liquidificador e junte a couve-flor, a gelatina dissolvida, a ricota, o leite e o sal. Bata por 2 minutos, ou até obter uma mistura homogênea.
Despeje em 4 assadeiras, com capacidade para 250 ml cada uma, umedecida com água e leve para gelar por 3 horas, ou até ficar firme.
Corte os talos reservados da couve-flor com um cortador de legumes em lâminas bem finas. Espalhe sobre toalha de papel e seque. Leve ao fogo uma panela com o óleo até ficar bem quente. Aos poucos, coloque as lâminas dos talos de couve-flor e frite até dourar e ficar crocante. Retire do fogo, espalhe sobre toalha de papel.
Sirva com a musse e decore com vinagrete de pimentão.
Foto da Revista Menu.