Sardinhas assadas na perfeição
O Verão é sinónimo de praia e de Sardinhas Assadas. Por isso, se lhe atribuíram a tarefa do grelhador não desespere. Partilhamos aqui 6 dicas infalíveis para fazer Sardinhas Assadas na perfeição.
Olha a sardinha fresca
Não há como hesitar: na hora de comprar, prefira as sardinhas frescas à sardinha congelada. Uma vez que vai fazer sardinhas na brasa, é fundamental escolher peixe fresco para sentir todo o sabor. Caso contrário, a sardinha amolece rapidamente com o calor, perdendo muito daquele sabor tão característico da sardinha fresca.
Olhos nos olhos
Não olhe de lado quando for escolher a Sardinha. Se os olhos forem límpidos (os da sardinha, claro) então avance sem medos pois está a comprar peixe fresco. Não se esqueça de 2 pormenores também muito importantes: a escama deve ser firme, e a guelra vermelha. Aliás, se as guelras tiverem um tom acastanhado é sinal que a Sardinha já não vê o mar faz algum tempo!
O Sal faz mal, mas sabe bem!
Sim, o seu coração e o colesterol são importantes. Mas quando chega a hora de cozinhar sardinhas, liberte todo o seu amor pelo saleiro. É que a Sardinha quer sal, como aliás todo o peixe que vai para a grelha.
Mas existe um truque que pode reduzir a quantidade: comece por salgar as sardinhas 20 minutos antes de ir às brasas. Isso será o suficiente para o peixe ir ganhando aquele ‘gostinho’. Os chefs dizem que basta um pouco de sal grosso diretamente na guelra. Mas aqui a equipa do Petiscos.com põe sal na sardinha toda. Fica a seu gosto.
Grelhas a brilhar
Conhece aquele amigo que diz que o peixe fica sempre agarrado à grelha? Pois bem, a explicação pode estar numa grelha que já está muito velha e usada. Ou poderá não estar totalmente limpa. É que queremos grelhas a brilhar, pois é sinal que não têm qualquer resíduos que farão com que o peixe prefira a grelha, do que ir para o seu prato. E fique lá bem agarradinho.
Não se esqueça de outra dica muito importante: se a grelha for nova é importante queima-la um pouco na chama do carvão durante alguns minutos para libertar de todas as bactérias e odores.
Que brasa!
Quando chega hora de ir para o Churrasco, existe um ingrediente tão importante como a sardinha: a escolha do carvão. Desconsidere aquele carvão mais miúdo. Só suja as mãos, e não vai proporcionar uma boa brasa. O que queremos é carvão de boa qualidade, e em pedaços sólidos de dimensão média que aguentem o calor durante bastante tempo, mas sem fazer fogo. E por isso, é fundamental que deixe os pedaços ficarem pelo menos 80% brancos. Se ainda tiverem pretos, assim que juntar a sardinha, os óleos gordos das mesmas vão acelerar a combustão, e as chamas vão aparecer.
Aquele toque especial
Grelhe as sardinhas durante três a quatro minutos. Não deixe ficar mais tempo, pois podem secar. E quando chegar a hora de as tirar do fogo, esqueça o prato e sirva-as por cima de uma fatia de pão. Quer alguns segredos? Experimente torrar o pão, e barrá-lo com uma pasta de salsa. Pode ainda adicionar coentros por cima. Antes de colocar as sardinhas na grelha, pode ainda pincelá-las com um pouco de azeite. E até temperar com flor de sal, se quiser fugir ao sal grosso tradicional.