Pão sem fermento. E sem segredos.
Fazer pão sem fermento pode ser tão estranho como fazer omeletas sem ovos. Mas na verdade é possível. Referimo-nos ao pão, claro. Veja aqui como é fácil de preparar este pão, e ainda assim manter aquele sabor que todos adoramos.
Quando pensamos em preparar pão caseiro, surgem imediatamente imagens de farinha, ou bicarbonato de sódio e… fermento. São estes os ingredientes que achamos serem necessários. E com efeito, são os ingredientes que devem ser utilizados. Mas a verdade é que o fermento pode ser dispensado, e ainda assim a nossa receita ser um sucesso.
Os ingredientes certos. Sem fermento.
Para prepararmos o nosso pão sem fermento deve ter à mão a farinha de trigo, ovos, leite, manteiga ou óleo, e o sal que dá aquele sabor especial, mas que não podemos abusar. Aqui está a lista com as quantidades certas:
– 250 gramas de farinha de trigo
– Um ovo
– 125 mililitros de leite
– Uma colher de sopa de manteiga ou óleo
– Uma pitada de sal
Pôr as mãos na massa!
Já tem os ingredientes todos? Então vamos pôr as mãos na massa e começar a preparar a receita de pão sem fermento que vai surpreender tudo e todos. Fica pronto em 4 passos!
1. Comece por pré-aquecer o seu Forno a 180 graus.
2. De seguida, vamos começar por despejar numa tigela apenas os ingredientes que são secos: Ou seja, a farinha e o sal. E depois adicionamos a manteiga previamente derretida no centro da farinha.
3. De seguida, adicione o ovo e misture tudo muito bem. Neste caso aconselhamos que use a sua batedeira. Vá adicionando o leite à mistura, até obter uma massa que deve ser consistente e homogénea.
4. Quando a massa estiver pronta, unte e enfarinhe uma travessa. O objetivo é que a massa não fique colada nas bordas. Depois adicione a mistura de pão caseiro sem fermento e leve ao forno por 35 minutos. Concluído este tempo, retire do forno e deixe o pão arrefecer para desenformar.
Um Segredo de padeiro!
Quando retirar o seu pão do forno, deve aguardar que arrefeça um pouco antes de o desenformar. Muitas vezes este passo não é respeitado, e achamos que a receita não resultou. Por isso, já sabe: o segredo é deixar que o pão arrefeça um pouco antes de desenformar.
Desfrutar com a família e amigos
O pão é mais do que um alimento. Ao longo dos séculos tornou-se um pretexto de partilha, e um símbolo de fraternidade. Por isso sugerimos que desfrute o seu pão em família e com amigos, junte-lhe compotas, ou quem sabe, mergulhe o pão naquele molho delicioso da sua receita preferida.
Um comentário
Rosário Ferreira
Experimentei e gostei! Não diria que o sabor é igual, mas ficou ótimo. Obrigado pela dica.