Tempere os pedaços de arraia com o sal e a pimenta-do-reino.
Misture numa panela o adoçante, a pimenta-calabresa e 1/2 litro de água. Leve ao fogo por 15 minutos. Faltando 2 minutos, incorpore os tomates. Retire do fogo, tampe a panela e deixe tomar gosto por 15 minutos.
Se preferir, prepare no dia anterior e aqueça no momento de servir.
Aqueça bem uma frigideira antiaderente e coloque os pedaços de arraia. Grelhe até dourar dos dois lados e o peixe ficar cozido por dentro.
Retire do fogo, distribua nos pratos, regue com o azeite de oliva e sirva em seguida, com o tomate-cereja. Decore com salsinha picada e azeite de oliva.
Sabia que...
As raias, arraias ou peixes batóides são peixes cartilaginosos (Chondrichthyes) marinhos classificados na superordem Bathoidea (ou Rajomorphii) dos Elasmobranchii, que agrupa também os tubarões. As raias têm o corpo achatado dorsiventralmente e, por consequência, as fendas branquiais encontram-se por baixo da cabeça – essa é a principal característica que distingue os peixes batóides dos "verdadeiros" tubarões. Vivem normalmente no fundo do mar (demersais), embora algumas, como a jamanta, sejam pelágicas.
Foto da Revista Menu.