Descasque os camarões crus e reserve as cascas.
Numa panela, coloque um litro de água ao lume. Quando começar a ferver junte um dente de alho inteiro, uma folha de louuro, a casca de uma cebola e as cascas do camarão. Tempere com sal. Deixe cozinhar cerca de 15 a 20 minutos, até as cascas ganharem uma cor alaranjada, assim como a água da cozedura.
Entretanto, numa tábua, pique uma cebola, dois dentes de alho e o pimento vermelho. Lave bem os cogumelos e corte-os em fatias. Pique também já o cebolinho e a salsa. Reserve tudo.
Tire a panela do lume, escorra e guarde a água da cozedura.
Leve novamente ao lume esse mesmo tacho, com azeite, os alhos e a cebola picados. Quando alourarem ligeiramente, junte o pimento e a lata de tomate e deixe cozinhar até que o tomate comece a "borbulhar".
Nesta altura, junte os cogumelos, metade do cebolinho e da salsa picados, uma colher de sopa de colorau, o creme de marisco e o vinho. Envolva tudo.
Logo de seguida, deite no tacho as chávenas de arroz, envolvendo-o no preparado, bem como 3 chávenas da água da cozedura dos camarões. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar.
Quando cerca de metade do líquido do tacho já tiver evaporado, junta os camarões que descascou e mexa tudo. Se a panela começar a perder rapidamente muito líquido sem que o arroz esteja cozido, junte mais um pouco do caldo de camarão.
Prove o arroz, e quando estiver quase cozinhado, rectifique os temperos, desligue o lume, tape a panela e deixe repousar cerca de 2 minutos.
Sirva polvilhado com a restante salsa e cebolinho picados.