Começar por colocar o pato numa panela junto com metade de uma cebola, a folha de louro, a pimenta e um pouco de sal. Cubra com água e deixe cozinhar em temperatura média por cerca de 1 hora, até que a carne soltar dos ossos.
Retirar o pato da panela, tirar a pele e os ossos e desfiar a carne. Coar a água da cozedura do pato e reservar 400 ml da calda para fazer o arroz.
Picar uma cebola, e fazer um refugado em uma panela com o azeite, juntar o chouriço as rodelas e o presunto em tiras, deixar refugar até a cebola começar a dourar, acrescentar o arroz e deixar fritar por 1-2 minutos, mexendo. Acrescentar o calda da cozedura do pato e cozinhar o arroz por +/- 10 minutos. Provar e retificar de sal se necessário. Adicionar carne do pato desfiada e misturar muito bem com o arroz. Dica: Reserve algumas rodelas de chouriço e tiras de presunto para decoração.
Colocar a mistura do arroz em uma assadeira e alisar bem, decorar com restaurante chouriço e presunto, levar ao forno a 180ºC pré aquecido por 15-20 minutos até o arroz acabe de cozer. Sirvir o arroz de pato ainda quente. Bom apetite para esta iguaria do Norte de Portugal
Fonte: Receitas de chefe Paulo Cruz