Arranjar as carnes de porco, temperar com sal e deixar repousar no frio de um dia para o outro. No dia seguinte passar por agua, cozer com o chambão e o frango em água temperada com sal, pimenta , os alhos descascados e as folhas de louro. Rejeitar a espuma que se forma por cima, retirar as carnes conforme forem ficando cozidas. Depois cozer os enchidos na mesma água.
Arranjar e lavar as hortaliças, separar as folhas, levar a cozer na água de cozer as carnes, escorrer e deixar arrefecer. Descascar e lavar as batatas e as cenouras e cortar ao meio sobre o comprido, levar a cozer à parte em água temperada com sal, escorrer e deixar arrefecer.
Fazer o pão: deitar a farinha numa bancada misturada com a pitada de sal fino, abrir uma cavidade ao meio, juntar o fermento previamente dissolvido na água morna, adicionar também o azeite e amassar muito bem até ficar uma massa homogénea. Fazer uma bola e colocar numa tigela polvilhada com farinha, cobrir com um pano húmido e deixar levedar até que fique com o dobro do volume.
Dispor em uma travessa de barro as carnes e os enchidos, tudo cortado em pedaços colocar as batatas e as cenouras, regar com um pouco do caldo da cozedura e cobrir com as folhas das hortaliças.
Estender a massa numa bancada polvilhada com farinha, cobrir o tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 180°C +/- 25 minutos ou até que o pão esteja cozido e douradinho. Retirar do forno e servir decorado a gosto. BOM APETITE para esta iguaria do Norte de Portugal Sugestão do chefe, acompanhar com arroz seco no forno
Fonte: Receitas de Paulo Cruz e minha mãe Soledade