Começamos por descascar e cortar em pedaços as batatas, que pomos a cozer em água e sal.
Entretanto, com a ajuda de uma faca ou colher, retiramos a pele das chouriças, uma vez que queremos apenas o seu recheio.
Aquecemos uma frigideira, colocamos o azeite e o alho picado, deixamos corar ligeiramente e adicionamos os cantharellus e salteamos. Temperamos com um pouco de sal, tendo o cuidado de não exagerar, pois os fumados costumam ser generos em sal, e um pouco de pimenta preta; reservamos.
Na mesma frigideira, quente, dispomos o recheio da chouriça e deixamos cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando para não agarrar. Adicionamos os cantharellus e retificamos os temperos.
Quando as batatas estiverem cozidas, escorremos e passamos pelo passe-vite ou esmagamos com um garfo; adicionamos as natas aos poucos e batemos com umas varas, até obtermos um creme homogéneo; retificamos de sal e pimenta.
Untamos o tabuleiro ou pyrex com manteiga, dispomos uma camada de puré, sobrepomos uma camada de recheio e terminamos com uma última camada de puré, que alisamos com a espátula. Pintamos com a gema de ovo e, com um palito ou a ponta de uma faca, fazemos alguns desenhos na superfície.
Resta-nos apenas gratinar em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 20 minutos, ou até que o empadão ganhe uma cor dourada.
Fonte: Rui Ribeiro http://www.fazecome.blogspot.pt