Numa frigideira, coloca-se a manteiga a aquecer. Adiciona-se a cebola e os 2 alhos picados. deixa-se alourar. Acrescenta-se a salsicha e o chouriço cortados em cubinhos. Tiram-se as folhas dos espinafres, e cortam-se (apenas as folhas), em juliana (como se fosse caldo verde). Junta-se ao refugado, tempera-se com pimenta e reserva-se. Não é necessário deixar cozinhar os espinafres durante muito tempo, pois são bastante tenros e ainda irão ao forno. A quantidade de espinafres depende do tamanho do frango e do gosto de cada um.
Coloca-se o recheio dentro da cavidade do frango, e fecha-se a mesma com alguns palitos, para evitar que saia durante a assadura.
Num tabuleiro, colocam-se as batatas descascadas e cortadas em pedaços. O tamanho das batatas depende sempre do tamanho e tempo de assadura da peça (seja carne ou peixe). assim, se a carne ou peixe assarem rápido, as batatas devem ser pequeninas. Se demorarem mais tempo no forno, aí já podem ser maiores.
Sobre as batatas pica-se o alho, coloca-se algum sal e pimenta para temperar, um fio de azeite, e mexe-se. Coloca-se o frango sobre as batatas, e tempera-se o mesmo igualmente com sal, pimenta e um fio de azeite. Esfrega-se o frango.
Pica-se salsa sobre tudo, e acrescenta-se 1 copo de vinho branco. Não é necessário colocar mais líquido, pois o frango vai libertar algum durante o processo.
Vai ao forno pré-aquecido (220ºC), durante 1h30.
De vez em quando, convém ir mexendo, e regando o frango com o líquido que estiver no tabuleiro.
Quando sair do forno deve repousar 10 minutos antes de ser servido.