Numa panela coloca-se um pouco de azeite. Apenas o suficiente para refogar. Deixa-se aquecer muito bem.
Entretanto, passam-se os pedaços da galinha por farinha de trigo (como se fosse para panar), e colocam-se no azeite bem quente. Alouram-se (o objectivo não é cozinhar) de um lado e do outro) e acrescenta-se a salsa picadinha, o alho picado, a malagueta, o pimento verde em fatias, a folha de louro, e coloca-se 1/2 garrafa de vinho branco. Parece muito, mas vai reduzir e evaporar. Coloca-se a tampa, mas de forma a não tapar totalmente a saída do vapor, para deixar evaporar o álcool do vinho.
Como a galinha é normalmente uma carne mais dura, vai demorar algum tempo a ficar tenra, pelo que o restante vinho vai sendo adicionado. A minha galinha demorou uma hora a ficar mais macia, mas é uma questão de ir experimentando com um garfo.
Quando achar que está quase pronta, acrescentam-se os cogumelos (que foram limpos e cortados em fatias) e as chalotas (inteiras). Tempera-se de sal. Tapa-se 10 minutos. Acrescenta-se o pacote de natas, e deixa-se reduzir (até o molho ficar com a textura apropriada). Pode acompanhar-se com batata frita, mas fica delicioso com arroz branco.