Ligue o forno a 200ºC e passe o tabuleiro do forno por água fria. Desenrole a massa folhada, pique-a com um garfo e coloque-a no tabuleiro, com o papel vegetal onde vem embrulhada voltado para cima. Coloque em cima da massa outro tabuleiro e leve ao forno durante 15 minutos. Reduza o forno para 170ºC e aguarde 10 minutos até a massa ficar dourada retire-a do forno e deixe-a arrefecer já sem o papel vegetal.
Descasque as maças, retire-lhes os caroços e corte-as em gomos. Leve ao lume uma frigideira com o creme vegetal e deixe-o derreter. Junte os gomos de maça e deixe-os cozinhar ate ficarem dourados. Adicione a citrinada de laranja e polvilhe com uma pitada de pimenta. Misture delicadamente até a maçã ficar bem misturada com a composta e desligue o lume.
Deite o vinho do Porto para um tacho, adicione o sumo, a casca da laranja, uma pitada de sal e pimenta. Leve ao lume e deixe cozinhar ate reduzir para cinco colheres de sopa de líquido. Desligue o lume e passe o liquida pelo coador de rede fina.
Com a ajuda de um cortador faça pequenos círculos de massa. Corte o foie gras em fatias finas. Ponha num prato um círculo de massa folhada, cubra com o preparado de maça, coloque outro círculo de massa, cubra com foie gras e tape com outro círculo de massa, colocando por cima mais uma camada de maça tapada com massa. Sirva regado com a redução de vinho do Porto e salada.
Dica:
Sabia que ao trabalhar a massa folhada deve manter sempre as pontas dos dedos molhadas, assim a massa não se pega às mãos conseguindo manipulá-la mais facilmente.
Fonte: Dica