Misture numa tigela o cará com as gemas, a manteiga, as sementes de erva-doce e o sal. Aos poucos, adicione a farinha de trigo e transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Amasse delicadamente e, em seguida, faça rolos de 2cm de diâmetro cada um. Corte a massa a cada 3cm e reserve.
Coloque numa panela as cascas de camarão e o óleo e leve ao fogo. Frite, mexendo de vez em quando, por 10 minutos, ou até as cascas ficarem bem secas. Junte 2 litros de água e cozinhe por 1 hora.
Retire do fogo, bata no processador por 3 minutos e passe por uma peneira de malha bem fina, aparando numa panela. Adicione o sal e a maisena dissolvida em um pouco do caldo. Volte ao fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até o molho ficar levemente encorpado. Acerte o sal e retire do fogo.
Coloque a massa, aos poucos, numa panela com 4 litros de água fervente e sal. À medida que os nhoques subirem à superfície, retire com uma escumadeira e coloque-os num escorredor. Sirva com o molho de camarão e decore com salsinha.
Dicas:
O sabor do molho deste prato é bem marcante, com um delicioso aroma de camarão. O melhor é que aproveita as cascas de camarões usados em outras receitas.
Foto da Revista Menu.