1. Peneire o açúcar em pó com o cacau e reserve. 2. Bata as claras em castelo, para isso, mantenha a velocidade baixa, até a mistura começar a espumar. Junte um pouco do açúcar branco e continue a bater. 3. Quando começar a formar "picos" moles adicione o restante açúcar branco, aos poucos, e sem parar de bater. Bata até obter um merengue bem firme. 4. Adicione a mistura do açúcar em pó com o cacau ao merengue e envolva delicadamente com uma colher de pau, até obter um preparado homogéneo. 5. Forre dois tabuleiros (60cm de comprimento mínimo) com papel vegetal. Desenhe 2 círculos de 20cm de diâmetro num dos tabuleiros (devem ter algum espaço entre eles) e 1 no outro tabuleiro. 6. Com a ajuda de um saco de pasteleiro, preencha os círculos com a massa que obteve, para isso, faça um caracol do centro do círculo até às laterais do mesmo. 7. Leve os tabuleiros ao forno pré-aquecido nos 120ºC (temperatura baixa) e deixe assar cerca de 60 minutos.
1. Pique todo o chocolate e derreta-o em banho-maria. Reserve. 2. Bata as natas até obter uma espécie de chantilly. Coloque em uma vasilha e reserve. 3. Bata as claras em castelo, logo que comecem a espumar adicione o açúcar, aos poucos, e bata até ficarem bem firmes. 4. Adicione as claras ao chocolate derretido e envolva delicadamente com uma colher de pau. 5. Verta as natas batidas ao creme de chocolate e misture novamente com a colher até obter um preparado liso e homogéneo.
1. Com uma faca, acerte os discos de suspiro de forma a fiquem simétricos. 2. Coloque um dos discos no prato de servir e despeje 1/3 da mousse de chocolate. Alise. 3. Ponha outro disco de suspiro sobre a mousse e repita o processo de recheio. 4. Coloque o terceiro disco de suspiro e finalize com a restante mousse de chocolate. 5. Leve ao frigorífico cerca de 30 minutos e sirva. Caso pretenda servir a sobremesa no dia seguinte mantenha no frigorífico e retire apenas 1 hora antes de servir.
Fonte: EU