Limpe as espigas de milho, lave e seque-as com toalha de papel. Rale as espigas de milho com um ralador, aparando numa tigela. Com a ajuda de uma colher, raspe os sabugos. Faça esta operação cuidadosamente para não sair muita fibra e coloque na mesma tigela com o milho ralado. Passe a mistura por uma peneira de malha grossa, apertando bem com a ajuda de uma colher. Reserve a massa peneirada e despreze o resíduo da peneira.
Leve ao fogo numa panela a manteiga por 2 minutos, ou até ferver. Retire do fogo, despeje sobre a massa de milho coada e adicione o sal. Misture bem com uma colher até a massa ficar homogênea. Coloque água na parte inferior de uma panela de cozimento a vapor, leve ao fogo e deixe ferver.
Corte 4 pedaços de papel-manteiga (20 cm x 20 cm), faça uma trouxinha com o papel e coloque dentro um pouco de massa (em torno de 1/2 xícara de chá). Feche a trouxinha com barbante de cozinha. Disponha as trouxinhas na parte superior da panela de cozimento a vapor e tampe-a. Não coloque uma trouxinha sobre a outra. Deixe por 25 minutos, ou até a pamonha ficar cozida (ela deverá ficar levemente cremosa). Isso acontece quando começa a ter um aroma de milho.
Retire do fogo, distribua nos pratos e sirva com linguiça frita.
Foto da Revista Menu.