O peixe não precisa de grandes cuidados. Coloquem-no já amanhado sobre um prato limpo, e encham a barriga com os ramos de ervas aromáticas variadas até a tapar completamente. Dessa maneira o sal, não entra no peixe, e as ervas vão-lhe dar um sabor especial.
Escolham uma travessa grande que possa ir ao forno, e onde caiba o peixe que compraram.Coloquem um pacote de sal a cobrir toda a base da travessa. Se necessitarem coloquem mais sal, pois não há problemas de excesso, ou qualquer risco do peixe ficar salgado.
Coloquem o peixe ao centro da travessa, por cima do sal. De seguida, peguem noutro pacote de sal e vertam-no sobre o peixe, tapando-o completamente. É conveniente que fique uma película de 1 centímetro de sal sobre o peixe, para o cozinhar bem. Mas não se preocupem, pois ao ir ao forno, o peixe ficará sempre bem cozinhado e apetitoso.
Agora que já têm o peixe, completamente envolvido em sal, coloquem a travessa no centro do forno e deixem-no a cozinhar a 250º, durante 20 minutos.
Depois deste tempo, desliguem o forno e deixem ficar o peixe mais 15 minutos, a cozinhar no calor remanescente.
Passado este tempo, retirem a travessa do forno e coloquem-na sobre uma bancada segura, pois vão iniciar uma operação cirúrgica delicada: tirar o peixe do sal. E sim, esta é a parte mais chata, mas divertida ao mesmo tempo. Preparem-se para a limpeza. O sal voa por todo o lado...
A forma mais fácil é esta: escolham uma faca normal e batam ligeiramente no sal. Este parte-se e sai às lascas. Vão retirando o excesso de sal, aos poucos até tirar toda a cobertura de sal do peixe.
De seguida, com cuidado, só têm que "levantar " o peixe com uma espátula larga, para não o partir e colocá-lo sobre uma travessa limpa e deliciarem-se...