Comece por cozer o polvo em água, com uma cebola partida em quartos, 2 folhas de louro e dois dentes de alho esmagados. Depois de cozido parta-o em fatias compridas e diagonais e reserve a água de cozedura com as pontas dos tentáculos e a cabeça cortada em pedaços pequenos.
Num tacho coloque uma cebola picada com um fio de azeite e leve ao lume a refogar. Quando a cebola ficar translúcida, acrescente 1 dente de alho também picado e o pimento vermelho cortado em cubos. Refogue mais um pouco e de seguida adicione o arroz deixando-o fritar um pouco no azeite. Refresque com vinho branco e junte o concentrado de tomate. Após ferver um pouco e evaporar o álcool, vá juntando o caldo do polvo com os pedaços que reservou. Tempere com uma pitada de cominhos, piripiri e sal se necessário.
Deixe o arroz cozer e vá vigiando e acrescentando mais caldo consoante for ficando seco.
Enquanto o arroz coze, prepare três pratos para panar o polvo em série. No primeiro coloque farinha de trigo, no segundo um ovo batido e no terceiro uma mistura de pão ralado com salsa seca e alho em pó. Passe os pedaços de polvo pelos três pratos e depois frite-os em óleo bem quente. Após deixe-os repousar sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura.
Sirva o polvo panado acompanhado pelo arroz e polvilhado com cebolinho com uns gomos de limão para cortar um pouco a gordura dos panados.
Fonte: http://pitadasdecoisasboas.blogspot.pt/