Coloque as batatas-doces em uma panela, cubra com o leite e cozinhe até levantar fervura. Reduza o fogo e cozinhe por mais 30 minutos, ou até as batatas ficarem macias e terem absorvido todo o leite. Retire do fogo.
Passe as batatas-doces ainda mornas pelo espremedor e transfira para a tigela da batedeira. Bata por 5 minutos, ou até obter um purê bem leve. Reserve.
À parte, aqueça em uma panela, o azeite e a manteiga. Junte a cebola e as sementes de mostarda e refogue, sem parar de mexer, até a cebola ficar macia. Volte a bater o purê e, aos poucos, junte o refogado de cebola. Bata mais um pouco, retire e sirva.
Se preferir, decore com salsinha.
Dicas:
Este purê pode ser servido com carnes defumadas, costelinhas de porco assadas, lombo assado ou lagarto cozido. As sementes de mostarda podem ser utilizadas em pães, tortas e molhos.
Experimente ainda preparar um molho de tomates picante para acompanhar peixes de carne branca cozidos ou grelhados.
Aqueça 1 colher (sopa) de azeite de oliva, junte 2 cebolas pequenas picadas e refogue até ficarem transparentes. Adicione 500 g de tomates maduros sem a pele e picados, 1 dente de alho esmagado, 1 colher (sopa) de sementes de mostarda castanha esmagadas e 1 pitada de açúcar. Cozinhe até que o tomate fique macio.
Foto da Revista Água na Boca.