Parta a grapefruit ao meio, retire o suco (deve render 250 ml), corte a metade da casca em tiras bem finas e reserve numa tigela com água.
Descasque os camarões, lave-os e elimine a parte escura do dorso. Lave bem. Coloque as cascas dos camarões numa panela com 1 litro de água e leve ao fogo por 20 minutos. Retire do fogo, despeje numa peneira de malha fina, aparando numa panela. Reserve.
Coloque numa panela as tiras de grapefruit (escorra antes a água) e 1/2 litro de água. Leve ao fogo por 10 minutos. Retire do fogo, escorra a água e adicione mais 1/2 litro de água. Leve ao fogo por mais 10 minutos. Retire do fogo. Repita a operação por mais três vezes. Escorra a água. Acrescente o açúcar e 5 colheres (sopa) de água e volte ao fogo até obter uma calda rala. Retire do fogo e reserve.
Leve o caldo de casca de camarão com o suco de grapefruit para ferver. Aqueça em outra panela a metade da manteiga com 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Aos poucos, adicione os camarões e os pedaços de peixe e deixe até dourar um pouco. Retire os camarões e o peixe e despeje na panela com a grapefruit, misture e reserve.
Coloque na mesma panela em que os camarões foram preparados o restante do azeite de oliva e da manteiga e a cebola. Leve ao fogo e refogue até a cebola ficar transparente. Junte o arroz e refogue, mexendo rapidamente e sem parar, por 4 minutos. Adicione, aos poucos, o caldo de camarão com o suco de grapefruit fervente e cozinhe, mexendo sem parar e raspando o fundo e as laterais da panela, por 20 minutos, ou até o arroz ficar "al dente". Durante o cozimento, tempere com sal. Incorpore a mistura de casca de grapefruit com os camarões e peixe. Mexa com delicadeza e retire do fogo.
Tampe a panela e deixe descansar por 3 minutos antes de servir. Decore com laranja desidratada.
Foto da Revista Menu.