Receitas perfeitas: 5 ERROS a evitar!

Panelas Antiderentes que o deixam de ser por causa daquele esfregão teimoso, ou ler apenas uma parte da receita, são alguns dos erros mais comuns. Sim, saiba que não é a única pessoa a fazê-lo. Resumimos aqui os 5 hábitos que deve evitar na sua cozinha!


1. Não ler a receita até ao final

Já tem os ingredientes para aquela receita que ansiava experimentar, começa a ler as várias etapas e percebe que tem que marinar a carne por pelo menos duas horas, ou algo parecido. Ups! Os convidados chegam daí a 2 horas! Pânico na cozinha e duas opções: servir carne crua e deslavada, ou correr rápido e comprar a lasanha do Lidl.

Lição: antes de comprar os ingredientes, leia as etapas da receita, e não apenas a lista de ingredientes. E planeie o tempo de confeção, para que cozinhar também seja um prazer!


2. Abrir o forno a meio da cozedura

Mais do que a inexperiência, a impaciência é a causa de muitos pesadelos na cozinha, especialmente quando envolvem a temperatura do forno e o tempo de cozedura. É natural querer ver os seus bolos crescerem. Mas a verdade é que de cada vez que abre a porta, o forno começa a esfriar e necessita de mais tempo para voltar à temperatura. O que é que isso significa? Pois é. Aquele peixe assado ainda está cru, e aquele bolo não era para ficar assim tão mal cozido, pois não?

Lição: mais vale roer as unhas de ansiedade (não, não vale!), do que abrir o forno! Espreitar pelo vidro, vai ter que servir.


3. Não aquecer bem a frigideira.

Uma frigideira quente significa que a carne vai poder caramelizar e dourar. Isso tem um nome e chama-se selar. Não, não tem que ir aos correios comprar selos, mas simplesmente aguardar que a frigideira aqueça bem a gordura que lá colocou. Isso irá melhorar o aspeto do bife, e mais importante: intensificar o sabor. E esta regra não se aplica apenas àquele bife delicioso – é uma regra que serve para quase tudo. Gosta de pessoas frias? Pois. Os alimentos também não.

Lição: Se não gosta de ver a carne a mexer no prato, vai ter mesmo que aguardar que a frigideira aqueça mesmo! Use o truque do alho, e quando verificar que começa a fervilhar, deite-lhe o bife em cima!


4. Utilizar a balança da marca olhómetro

Caso não tenha a varinha do Harry Potter, não se ponha adivinhar quantidades enquanto diz “um pouco disto”, ou “um pouco daquilo”. É que os resultados só vão agradar àquele cujo nome não pode ser dito! Em receitas de bolos ou panificação, é necessário que seja mais rigorosa que o telefone que tem no pulso (desde que não funcione a cordas). É que há um motivo para todas as receitas serem experimentadas 3 vezes: as quantidades têm que fazer a poção funcionar! Perdão, têm que deixar o bolo naquele ponto ideal! 

Lição: a farinha e o fermento, as gemas e as claras, só funcionam em conjunto quando estão bem medidas. Vamos canalizar a criatividade para outras atividades lá de casa, ok?


5. Lavar o frango ou outras carnes cruas

Se gosta de dar uma boa chuveirada na carne de frango, antes de a preparar, prepare-se para o que lhe vamos dizer: enxaguar a carne espirra bactérias por toda a cozinha, lavatório, panos e utensílios. E por isso, cada vez mais profissionais de saúde, recomendam que deixe o banho para a sua higiene pessoal. As carnes descontaminam-se através de boas cozeduras! Não há bactéria que resista.

Lição: Evite servir carnes cruas, pois as bactérias vão ficar contentes ao serem ingeridas com as batatinhas, ou com o arroz. Assegurar uma cozedura total assegura mais sabor aos seus pratos. E mais saúde também!


Leave A Comment

x

Registrar

Palavra passe perdida